9 PASSOS PARA VOCÊ NÃO SE DAR MAL EM UM PROJETO!

Na hora de realizar um projeto, ambas as partes devem tomar certos cuidados. Quem contrata e quem é contratado. Portanto, seguem abaixo nove ações para o sucesso de seus negócios.
1. Faça uma entrevista técnica
Quem é quem?
É importante que seja feita uma entrevista para que ambas as partes se conheçam e estabeleçam um grau de confiança.
Isso vale para ambos. Marque uma entrevista, seja ela presencial, por Skype, ou por qualquer outro meio, desde que vocês consigam ver o rosto um do outro, possibilitando que cada um fale das suas expectativas.
Esta conversa resultará em um briefing, um documento que agrupa e deixa claro todas as informações colhidas referentes ao projeto, como seu contexto, sua visão geral, a identificação dos problemas e quais oportunidades não poderão ser desperdiçadas.
Tomemos um exemplo: UMA EMPRESA DE LAVAGEM AUTOMOTIVA
Propósito:
Deseja implantar um pacote de novos serviços, como: polimento e higienização interna para bancos de couro.

2. Estipule um público-alvo
Quem é o foco de todo esforço e trabalho? Para quem estamos oferecendo nossos serviços?
Pense nisso antes de começar qualquer trabalho. É preciso saber a faixa etária do seu público, gênero, renda, do que gostam e como  vivem; para então atender suas necessidades e deixá-los contentes e satisfeitos com sua empresa.

3.Conheça seus concorrentes:
Quem são?  O que fazem e como estão fazendo o que fazem?
Para estar na frente ou para chegar lá, é indispensável conhecer o mercado em que se está inserido. Faça antes uma pesquisa de preço, saiba como é o atendimento oferecido pela concorrência e seus prazos e tenha sempre em mente um diferencial a oferecer.

4. Faça um levantamento dos pontos positivos e negativos
·         No caso do nosso exemplo, não há ninguém na redondeza que oferece este tipo de serviço para as classes “C “e “B”, apenas para a classe ”A”.
·         Nossa empresa já trabalha com água de reuso. Está comprometida com o meio ambiente.
·         A empresa não possui um site na internet e trabalha raramente as redes sociais
·         A empresa não possui um plano de marketing digital


5. Peça ajuda profissional
Uma consultoria em design e marketing resolverá os pontos negativos. Ela será responsável pelo desenvolvimento do seu projeto, te dando um norte para que ele tenha sucesso e atinja o esperado público alvo, fator importantíssimo na hora de idealizar e na hora de por em prática o que foi traçado.
Agora é o momento de trabalhar juntos. É imprescindível que as partes estejam munidas de todas as informações do que se quer “vender”, para que o projeto alcance o sucesso almejado. Portanto, você contratante, deve oferecer à equipe contratada sua visão e valores, mostrar quem são seus clientes, seus concorrentes e como é a sua estrutura. Vejamos:
·            Quem é a empresa?
·            O que a empresa oferece como diferencial?
·            Quais são os produtos e serviços que a empresa oferece e etc.

6. Desenvolva um plano de ação
 Exemplo:
A proposta de valor é atender todos os clientes como se seus carros fossem um modelo Ferrari e assim levar um atendimento especial a esses clientes carentes deste tipo de atendimento, através de muita propaganda e muito treinamento da equipe para satisfazê-los.

7. Monte um projeto
Muitos ao ouvirem a palavra *projeto* desistem antes mesmo de começar, o que é uma grande bobagem. A palavra projeto não deve assustar você, ela deve motivá-lo, afinal, realizar um projeto não é nenhum bicho de sete cabeças.
O quê a consultoria deverá lhe propor neste caso?
·         Desenvolver um site para exibir o que a empresa tem a oferecer e gerar conteúdo de qualidade para seu público;
·         Criar um plano de marketing digital para integrar o site ao Facebook, disseminando assim, conteúdo para aumentar o engajamento e criar promoções para os clientes;
·         Criar anúncios no Google para trazer novos clientes.
·         Criar parcerias com empresas locais para que se tornem “sócias” e venham mais vezes lavar seus carros em troca de um preço melhor.

8. Tenha métricas e siga etapas
O sucesso de suas ações só irá aparecer se você medi-las. Desenvolva mecanismos para isso e compare sempre o antes e o depois.
Trabalhe com disciplina a partir de etapas, registrando datas, prazos, marcos e resultados, sejam eles bons ou ruins.

9. Faça um orçamento
Estabeleçam em contrato todos os passos a serem desenvolvidos, seus custos, despesas, comissões e outros, para que não haja surpresas para ambas as partes.

Parece muita coisa? Pode ser. Porém temos que agir com profissionalismo, buscando pessoas comprometidas com seu trabalho num mercado tão competitivo como o de hoje. Todo cuidado é pouco quando precisamos de um serviço e os riscos cabem para qualquer um. O importante é que não podemos recusar o serviço de um profissional e sair por aí fazendo as coisas ao nosso modo.
No mundo dos negócios não estamos sozinhos, nem na hora de nos lançarmos nesse globo, nem na hora de colhermos os frutos.
Espero ter ajudado com essas dicas e se ainda não for o suficiente, leia mais, se informe e não desista nunca dos seus sonhos!


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