9 PASSOS PARA VOCÊ NÃO SE DAR MAL EM UM PROJETO!
Na hora de realizar um projeto, ambas as partes devem tomar certos cuidados. Quem contrata e quem é contratado. Portanto, seguem abaixo nove ações para o sucesso de seus negócios.
1. Faça uma entrevista técnica
Quem é quem?
É importante que
seja feita uma entrevista para que ambas as partes se conheçam e estabeleçam um
grau de confiança.
Isso vale para
ambos. Marque uma entrevista, seja ela presencial, por Skype, ou por qualquer
outro meio, desde que vocês consigam ver o rosto um do outro, possibilitando
que cada um fale das suas expectativas.
Esta conversa
resultará em um briefing, um documento que agrupa e deixa claro
todas as informações colhidas referentes ao projeto, como seu contexto, sua
visão geral, a identificação dos problemas e quais oportunidades não poderão
ser desperdiçadas.
Tomemos um exemplo:
UMA EMPRESA DE LAVAGEM AUTOMOTIVA
Propósito:
Deseja implantar um
pacote de novos serviços, como: polimento e higienização interna para bancos de
couro.
2. Estipule um público-alvo
Quem é o foco de
todo esforço e trabalho? Para quem estamos oferecendo nossos serviços?
Pense nisso antes
de começar qualquer trabalho. É preciso saber a faixa etária do seu público,
gênero, renda, do que gostam e como vivem; para então atender suas
necessidades e deixá-los contentes e satisfeitos com sua empresa.
3.Conheça seus concorrentes:
Quem são? O
que fazem e como estão fazendo o que fazem?
Para estar na
frente ou para chegar lá, é indispensável conhecer o mercado em que se está
inserido. Faça antes uma pesquisa de preço, saiba como é o atendimento
oferecido pela concorrência e seus prazos e tenha sempre em mente um
diferencial a oferecer.
4. Faça um levantamento dos pontos positivos e negativos
·
No caso do nosso exemplo, não há ninguém na redondeza que oferece este
tipo de serviço para as classes “C “e “B”, apenas para a classe ”A”.
·
Nossa empresa já trabalha com água de reuso. Está comprometida com o
meio ambiente.
·
A empresa não possui um site na internet e trabalha raramente as redes
sociais
·
A empresa não possui um plano de marketing digital
5. Peça ajuda profissional
Uma consultoria em
design e marketing resolverá os pontos negativos. Ela será responsável pelo desenvolvimento
do seu projeto, te dando um norte para que ele tenha sucesso e atinja o
esperado público alvo, fator importantíssimo na hora de idealizar e
na hora de por em prática o que foi traçado.
Agora é o momento
de trabalhar juntos. É imprescindível que as partes estejam munidas de todas as
informações do que se quer “vender”, para que o projeto alcance o sucesso
almejado. Portanto, você contratante, deve oferecer à equipe contratada sua
visão e valores, mostrar quem são seus clientes, seus concorrentes e como é a
sua estrutura. Vejamos:
·
Quem é a empresa?
·
O que a empresa oferece como diferencial?
·
Quais são os produtos e serviços que a empresa oferece e
etc.
6. Desenvolva um plano de ação
Exemplo:
A proposta de valor
é atender todos os clientes como se seus carros fossem um modelo Ferrari e
assim levar um atendimento especial a esses clientes carentes deste tipo de
atendimento, através de muita propaganda e muito treinamento da equipe para
satisfazê-los.
7. Monte um projeto
Muitos ao ouvirem a
palavra *projeto* desistem antes mesmo de começar, o que é uma grande bobagem.
A palavra projeto não deve assustar você, ela deve motivá-lo, afinal, realizar
um projeto não é nenhum bicho de sete cabeças.
O quê a consultoria
deverá lhe propor neste caso?
·
Desenvolver um site para exibir o que a empresa tem a oferecer e gerar
conteúdo de qualidade para seu público;
·
Criar um plano de marketing digital para integrar o site ao Facebook,
disseminando assim, conteúdo para aumentar o engajamento e criar promoções para
os clientes;
·
Criar anúncios no Google para trazer novos clientes.
·
Criar parcerias com empresas locais para que se tornem “sócias” e venham
mais vezes lavar seus carros em troca de um preço melhor.
8. Tenha métricas e siga etapas
O sucesso de suas
ações só irá aparecer se você medi-las. Desenvolva mecanismos para isso e
compare sempre o antes e o depois.
Trabalhe com
disciplina a partir de etapas, registrando datas, prazos, marcos e resultados,
sejam eles bons ou ruins.
9. Faça um orçamento
Estabeleçam em
contrato todos os passos a serem desenvolvidos, seus custos, despesas,
comissões e outros, para que não haja surpresas para ambas as partes.
Parece muita coisa? Pode ser. Porém
temos que agir com profissionalismo, buscando pessoas comprometidas com seu
trabalho num mercado tão competitivo como o de hoje. Todo cuidado é pouco
quando precisamos de um serviço e os riscos cabem para qualquer um. O
importante é que não podemos recusar o serviço de um profissional e sair por aí
fazendo as coisas ao nosso modo.
No mundo dos negócios não estamos
sozinhos, nem na hora de nos lançarmos nesse globo, nem na hora de colhermos os
frutos.
Espero ter ajudado com essas dicas e se ainda não for o suficiente, leia
mais, se informe e não desista nunca dos seus sonhos!
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