TRIÂNGULO AMOROSO ENTRE JERICOACOARA- PARNAÍBA E TERESINA
No Brasil tem várias opções de
turismo e uma delas fica no centro norte/ nordeste do país. Trata-se do trecho
que fizemos questão de conhecer: A capital Teresina do Piauí, Delta do Parnaíba e Jijoca
de Jericoacoara no Ceará.
Partindo de Teresina, são 340 km
pela BR 343. Aproximadamente cinco horas de carro até chegar a Parnaíba, e mais
210 km até a cidade de Jijoca de Jericoacoara, lugar onde se encontra a maravilhosa Vila de
Jericoacoara. Na volta para Teresina, levamos aproximadamente oito horas, pois
são 441 km.
Vale ressaltar que onde foi preciso rodar pela CE -085,
houve um grande atraso em nosso percurso. Por um trecho de mais ou menos 20km a
estrada está lastimável. Só melhora na
divisa com o Piauí. Ver fotos abaixo.
Dizem que não há coincidências, porque pude percorrer grande trecho da BR 343, justamente quando acabo de ler 1822 de Laurentino Gomes, onde ele cita : NA PAISAGEM MONÓTONA SALPICADA DE palmeiras de carnaúba do município de Campo Maior, no sertão do Piauí, jazem alguns dos heróis anônimos da Independência do Brasil. Seus túmulos estão assinalados por montículos de pedra malcuidados e sem identificação no matagal que cobre as margens da BR- 343, rodovia que liga a capital Teresina à cidade de Parnaíba, no litoral Piauiense. No meio deles ergue-se um cruzeiro enegrecido pela fumaça e transformado em local de peregrinação pela religiosidade popular. (...) Neste local ocorreu o mais trágico confronto na Guerra da Independência. Foi batizado de Batalha do Jenipapo em referência ao nome do rio em cujas margens, brasileiros e portugueses se bateram entre as nove da manha e as duas da tarde de 13 de março de 1823.O resultado foi uma carnificina: cerca de duzentos brasileiros mortos e mais de quinhentos feito prisioneiros. Capítulo 12, página 185-186.
Interessante que fazendo algumas leituras sobre o assunto, toma-se conhecimento que a História não importa pra muita gente e não é repassada para as gerações que hoje serão história amanhã. Eu mesma fiquei triste ao saber que passei ao lado desses túmulo e não me atentei ao fato. Quem sabe uma nova oportunidade.
Nosso voo tinha como destino Teresina e lá ficamos hospedados em um sítio de amigos que nos levaram para conhecer alguns pontos da capital. Um dos locais bem bacanas foi almoçar no flutuante que fica no ponto de encontro dos rios Poti e Parnaíba.
Outro ponto para se visitar é o Complexo Turístico da Ponte Estaiada, inaugurado em 2011 para homenagear os 150 anos da capital piauiense.
Ao chegarmos à cidade de Parnaíba,
ficamos na Pousada Vila do Carmo, próxima ao centro comercial. É simples, aconchegante
e serve café da manhã. Assim que almoçamos, fomos em direção à rua que fica ao
lado do hotel, para comprarmos os bilhetes e embarcar no passeio que sai do
porto de Tatus, na cidade de Ilha
Grande e navegar em direção aos
afluentes do Delta do Parnaíba. O preço do bilhete individual custa $70,00 e dá
o direito a frutas pela manhã e almoço ao meio dia. Eu gostei muito desse
passeio em virtude de ser um percurso tranquilo, com tripulantes alegres, vista
para o mangue que se estende por todo caminho, as dunas de areia que margeiam
os mesmos. Enfim, é só colírio para os olhos.
Saída às 10:00 h da manhã com retorno às
15:00 h.
Esse passeio foi possibilitado pela
Igaratur- passeios ecológicos.

O Delta do Parnaíba é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. Está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí tendo em Parnaíba sua porta de entrada. É um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico.
www.deltarioparnaiba.com.br
A viagem caminha tranquila quando de repente podemos avistar o belíssimo mar: maranhense ou piauiense? Do lado esquerdo, Maranhão e a sua direita, o Piaui. Na verdade, por todo percurso estamos divididos entre os dois. Então, temos uma rápida parada e descemos da barca para caminhar pelas areias do Maranhão e tomar uma "branquinha" ou uma água de coco.Você escolhe.
A cidade de Parnaíba é uma cidade litorânea, e tem como sua única praia, a Praia da Pedra do Sal,com apenas 8 km e extensão, um belo farol e suas torres que produzem a energia eólica. No final da tarde do primeiro dia, em que estivemos em Parnaíba, seguimos por 15 km para conhecê-la. Eu nunca tinha visto de perto torres de energia eólica. Impressiona.
Nos despedimos de Parnaíba no dia seguinte, pois tínhamos como destino Jericoacoara no Ceará, e seguindo o conselho do amigo piauiense, fizemos uma curvinha e paramos em Barra Grande, ainda no Piauí. Uma praia muito bonita com águas muito claras e um maravilhoso por do sol que pude apreciar por sorte. Como não tínhamos muito tempo, só paramos para tomar uma água de coco e apreciar os ensaios de kitesurf, esporte popular nesse local que costuma ser palco de campeonatos mundiais.
Como já estava para escurecer e ainda não tínhamos reservado nada em Jericoacoara, decidimos partir logo e retornar à rodovia que nos levaria ao Ceará. Graças a internet que só dava sinal perto da praia, consegui acessar o site de reservas de hotel e partiu "Jeri" (para os íntimos).
Nossa viagem foi bem difícil em certos trechos da CE -085, como já disse. Já estava noite e foi preciso ser bom motorista para desviar das crateras na pista. Isso atrasou nossa viagem e confesso que gerou um grande estresse. Além de chegarmos em Jijoca de Jericoacoara bem mais tarde do previsto, foi difícil encontrar transporte que nos levasse até a Vila de Jericoacoara. São apenas 14 km rodando entre as dunas de areia, mas tivemos que pagar $150,00 numa 4x4 às onze horas da noite de um domingo.
Ficamos hospedados numa pousada nova, suite simples e confortável, porém não serve café da manhã. No entanto, tem uma padaria bem próximo à pousada que serve o desjejum por $20,00 a vontade.
A Vila de Jericoacoara é apaixonante. É uma mistura de lojinhas, pousadas e restaurantes tudo muito próximo, tipo pé na areia mesmo. Segundo um morador local, existem cadastrados cerca de 360 tipos de acomodações, entre hotéis simples, luxuosos, hostel e pousadas.
Os passeios principais se dividem em passear pelas dunas e lagoas pelo lado leste ou pelo oeste e ainda visitar e tirar muitas fotos na Praia da Pedra Furada.
Escolhemos fazer o lado oeste e a tarde conhecer essa praia, que por nossa sorte, o início da caminhada de 2,4 km , é ao lado da pousada.
Quando fomos tomar nosso café da manhã no dia seguinte, já acertamos com um motorista que estava na "padoca", nos pegar em minutos mais tarde para fazer o passeio para as Dunas, e assim escolhemos o lado oeste, pois era mais longe e o tempo seria melhor aproveitado. O preço do passeio individual custou $60,00. E lá fomos nós.
Ao escolher o lado oeste, você vai pelas areias e dunas até Camocim, atravessa uma pequena balsa e chega ao Mangue Seco, na praia de Guriú. As fotos abaixo fazem a vez da legenda.
Uma das paradas nas dunas é momento pra você tomar banho nas lagoas que se formam entre elas com as águas das chuvas, ou ainda escorregar, ou cair pela tirolesa. Veja:
A viagem prossegue até a Lagoa de Tatajuba, onde você pára pra almoçar em um dos vários restaurantes a beira "mar", pois parece um mar e caso você escolha no cardápio um peixe, o garçom cordialmente o traz na bandeja, para você conferir antes de prepará-lo. O preço é bem camarada, em torno de $85,00 com acompanhamento de baião de dois, vinagrete e molhos.
Lagoa de Tatajuba
Combinamos que por volta das 14:30 h todos deveriam estar perto do carro que nos levaria de volta à vila e assim foi.
Sugestão valiosa: Não deixe de levar um óculos e uma canga ou camiseta para "salvar"seus olhos da areia, pois é bem provável que estará contra o vento. Misericórdia!
Chegamos na vila umas 15:30 h e ainda deu tempo de conhecer a famosa Praia da Pedra Furada e apreciar o famoso pôr-do-Sol. Como já disse, é um caminho longo, inclinado e no final, uma ladeira de pedras ou areia. Você escolhe. Existe uma opção de subir de charrete, mas achei caro pagar $20,00 por pessoa. Melhor economizar para o desjejum do dia seguinte.
Fila para tira a foto no ângulo perfeito.
Abaixo,algumas imagens da apaixonante Vila de Jeri.
FIM!































Muito bacana o passeio , viajar de carro pelo litoral piauiense é muito bom as paisagens de coqueiros e palmeiras são bonitas de mais , pena que o tempo foi curto ...
ResponderExcluirMuito top. Fotos lindas e o texto deu vontade de ir 😛
ResponderExcluirAchei um máximo, uma vibe muito boa!
ResponderExcluirMuito top.... Vivi vá virar digital influencer no Instagram.... Tem tudo pra bombar!!!!
ResponderExcluirVou pensar hein!
ExcluirQue viagem maravilhosa,
ResponderExcluirViajei junto com cada palavra dita neste texto.