Resenha "O Futuro da Humanidade" - Augusto Cury


O livro nos conta sobre a trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina que ao entrar para faculdade, cheio de sonhos e expectativas, fica chocado ao encontrar, em sua primeira aula de anatomia, a triste cena de corpos sem identificação, estendidos sobre o mármore branco. 

O Jovem calouro de medicina não consegue aceitar a frieza com que os professores se referem aos corpos, dizendo que ali a identidade não importa, pois aqueles corpos não têm nome, são mendigos encontrados mortos na rua e sem identidade.


Revoltado com a situação, Marco Pólo sai à procura de informações sobre esses personagens aparentemente sem passado, e nessa jornada encontra o excêntrico Falcão, um mendigo que conhece a fundo a mente humana. Apesar da difícil situação em que vive, por causa dos seus sonhos frustrados, futuro desfeito e esperanças perdidas, Falcão recupera a sua alegria inata ao conviver com o jovem sonhador. 


Surge então uma amizade entre os dois personagens, e numa aula de anatomia  é revelada por Falcão a identidade de um dos corpos. Ele alega ser o corpo de um ilustre cientista médico, que em anos anteriores,num acidente, havia perdido toda a família e a partir daí tinha deixado sua carreira e se tornado um mendigo e dessa forma, terminou morrendo no anonimato.


A revelação cai com uma bomba na faculdade, quando se percebe a semelhança dos traços daquele corpo inerte com o fundador daquela universidade.


Anos depois, Marco Pólo, recém-formado em Psiquiatria, estimulado pelo amigo Falcão, enfrenta uma grande batalha contra professores e médicos de renome internacional, pois vem tentando mudar a abordagem clássica da psiquiatria e os paradigmas da medicina. Ele desafia profissionais de renome para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação e menos remédios. 

Ele utiliza a força do diálogo e da psicologia, e acaba causando uma verdadeira revolução nas mentes e nos corações das pessoas com quem convive.


Esse livro representa a luta contra as injustiças e a força de um jovem corajoso, dotado de uma imensa paixão pela vida e pelas pessoas.


“O Futuro da Humanidade” nos leva a uma fascinante viagem pelo mundo da psicologia. Sua linguagem é clara, seus conceitos são apresentados de forma simples, e nos fazem refletir sobre o rumo que a sociedade está tomando.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma análise do Romance " As Meninas" de Lygia Fagundes Telles.

Resenha do livro Sociolinguística – Uma Introdução Crítica ( Louis-Jean Calvet)

TRIÂNGULO AMOROSO ENTRE JERICOACOARA- PARNAÍBA E TERESINA